Logo Linkedin Logo Facebook Logo Instagram
Geral

Cinco características essenciais que um site precisa apresentar para tirar o máximo de proveito do crescimento do comércio eletrônico

O comércio eletrônico no Brasil vai crescer cerca de 9,5% em 2023, segundo a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). O esperado é vender R$ 185,7 bilhões contra R$ 169,6 bilhões em 2022. Um aumento significativo desses é para encher os olhos, e os bolsos, de qualquer um que tem um e-commerce.

Para poder aproveitar ao máximo esse crescimento, o site de um negócio deve apresentar algumas características fundamentais que garantam um bom desempenho durante todo o processo de compra do seu cliente. São elas: legibilidade, navegabilidade, velocidade de carregamento, confiança e foco no cliente.

 

Legibilidade

 

A legibilidade está relacionada ao uso equilibrado de cores e textos presentes na identidade visual do negócio. A escolha das cores deve ser feita de forma estratégica, considerando a psicologia das cores e a mensagem que se deseja transmitir ao cliente. É importante que o site seja visualmente confortável aos olhos de quem o visita, com cores e textos que facilitem a leitura e a compreensão do seu conteúdo.

 

Navegabilidade

 

A navegabilidade diz respeito à facilidade com que o cliente transita entre as páginas e links do site, sem se perder ou ficar confuso. O site deve ser organizado de forma lógica e intuitiva, com menus claros e informações relevantes facilmente acessíveis. Ou seja, ele tem que ser amigável ao cliente a fim de facilitar a busca do produto, suas características, modelos, tamanho e todo o tipo de informação que o estimule à compra.

Em complemento a essa característica, um site precisa ser responsivo, ou seja, ele deve se adaptar a diferentes telas a depender do equipamento por onde se navega, como um celular, laptop, tablet etc.

 

Velocidade de carregamento

 

O cliente não quer esperar muito tempo para que as páginas carreguem. Se isso acontece, ele pode desistir e buscar outra opção, a concorrência. É importante que o site seja otimizado para carregar rapidamente, com imagens e arquivos comprimidos e com a utilização de tecnologias que garantam um carregamento mais rápido.

 

Confiança

 

A confiança envolve aspectos de segurança, especialmente quando envolve a troca de informações sensíveis, como dados pessoais e informações de pagamento. É importante que o site tenha certificados de segurança e protocolos de criptografia de dados para garantir a segurança das informações dos clientes.

 

Foco no cliente

 

As características anteriores envolvem aspectos técnicos, que só são percebidos quando o site não é desenvolvido levando-as em conta, o que acaba deixando o cliente indiferente, confuso, frustrado, irritado, muitas vezes, ou inseguro.

A disponibilidade de um chatbot para atendimento ao cliente tem se tornado uma ferramenta preciosa para tirar dúvidas e quebrar objeções. Mas seu uso é limitado a respostas pré-programadas, que, nem sempre resolvem o problema dele. Tem horas, que o cliente precisa mesmo é falar com um humano.

Essa e as demais características devem ser pensadas na hora de construir um site, a fim de que o cliente tenha uma excelente experiência. As experiências marcam muito, tanto as boas como as ruins. E o que se deseja é que o cliente só registre as melhores.

 

Quer seu site decolando com essas estratégias?

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar a impulsionar o seu negócio!

 

 

Você também pode se interessar por: